segunda-feira, 29 de Abril de 2024  08:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-10-2013

Murtosa: Município celebra aniversário da criação do concelho da Murtosa.


Celebra-se hoje o aniversário da criação do concelho da Murtosa. São 87 anos sobre a data da criação do Concelho da Murtosa, ...

Celebra-se hoje o aniversário da criação do concelho da Murtosa. São 87 anos sobre a data da criação do Concelho da Murtosa, através do decreto, assinado pelo então Ministro do Interior Interino, Almirante Jaime Afreixo, que emancipou o território Murtoseiro do Concelho de Estarreja, em 1926.

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal da Murtosa preparou um programa comemorativo em torno da cultura e da memória coletiva Murtoseira.

O programa começou no sábado com a apresentação da reedição da obra “Chão Português”, da autoria de Pinho Neno e no domingo com a apresentação do livro e do documentário, em vídeo, que registam, para memória futura, as recriações do Chinchorro, com lanços para a borda, e da Xávega, com juntas de bois marinhões, levadas a cabo, respetivamente, em junho e setembro, pelos Ranchos Folclóricos “Os Camponeses da Beira-Ria”, as “Andorinhas de S. Silvestre”, Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, “Associação Desportiva e Recreativa das Quintas” e o Núcleo da “Fraternidade de Nuno Álvares”, com a participação da comunidade piscatória da Torreira.

Hoje há hastear das bandeiras, às 9h, junto aos Paços do Município, seguida de uma romagem à Praça Jaime Afreixo, onde será depositada uma coroa de flores junto ao monumento que evoca a criação do Concelho da Murtosa.

Às 10 da manhã realizar-se-á uma missa de ação de graças, na capela da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, seguindo-se um momento simbólico de partilha com os idosos do lar, homenageando os homens e as mulheres, cujas histórias de vida constituem, no fundo, a história do Concelho da Murtosa.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®